sexta-feira, 6 de julho de 2012

É ano de eleição municipal


Numa democracia as eleições são de fundamental importância, pois possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Se escolhermos bem, teremos bons políticos e os benefícios, mas se escolhermos mal teremos maus políticos e os ônus, desta forma, é preciso dar mais valor a política e acompanhar com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. Embora todas eleições sejam importantes, absolutamente todas, sem dúvida alguma existem aquelas que são mais importantes em razão das consequências, como é o caso das Eleições Municipais.
Costumo dizer que a eleição mais importante de uma Nação são as Eleições Municipais, pois é no município que acontece a política da vida real.
Note que embora sejamos parte de um Estado e de um País, estes são uma abstração jurídica, pois é no município que vivemos, é no município que nascem as demandas e os conflitos políticos e que se forjam as lideranças estaduais e nacionais.
Por essa razão a atividade Política Municipal que começa na vereança é fundamental, o Vereador representa o povo junto à primeira instância da democracia representativa que é a Câmara Municipal.
SER CANDIDATO – UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Como já dizia Charles De Gaulle “A Política é um assunto demasiado sério, para ser deixado nas mãos dos políticos”. Ora essa como responsável pela gestão do estado constitui o político a força moral de uma nação consciente e senhora de si mesmo.Nesse sentido gostaria de chamar atenção para o fato de que o exercício da cidadania, elemento indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade, se faz tanto pelo exercício do VOTO como através da CANDIDATURA.
Digo isto porque injustamente muitas pessoas costumam dizer que não existem bons candidatos e que os políticos são todos iguais.
Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem.
Admitir que todos os políticos e candidatos são ruins, de mau caráter, venal, mentiroso e enganador é o mesmo que admitir que todos nós somos ruins ou que todas as pessoas decentes, boas e honestas são covardes e não se candidatam, inclusive nós!
Ora essa! Árvore boa dá bons frutos.INDIFERENÇA DO ELEITOR.
O maior adversário que um bom político e candidato tem em uma campanha é a indiferença do eleitor.
A política é, de um modo geral, algo do interesse remoto do eleitor. Esse problema se agrava de maneira muito mais intensa no caso de um candidato proporcional (Vereador). Por isso, não se deve subestimar as dificuldades que são envolvidas em campanhas para Vereador.
Numa eleição, o candidato só encontra duas hipóteses: ganhar ou perder! Na verdade, todo candidato quer ganhar.
Mas se eventualmente perder a eleição, a derrota deve ser estrategicamente administrada para servir de início de uma promissora caminhada política.
SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM
Já dizia a letra do Barão Vermelho: “Saudações a quem tem coragem. Aos que tão aqui para qualquer viagem. Não fique esperando a vida passar tão rápido”.
No momento em que a Política é confundida com bandalheira e é considerada uma atividade ou ocupação insuportável, só exercida por gente de mau caráter, SAÚDO aos cidadãos que tem coragem de botar a cara na reta e buscam mostrar que é possível se conciliar “política com ética, competência com honestidade”.
Ser candidato nas eleições municipais, seja como candidato a Prefeito seja como candidato a Vereador, é exercer a cidadania, é participar da história política do seu Município e fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!