domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tião Viana garante para população de Brasileia que município terá apoio do Estado em sua reconstrução




A cada passo dado nas ruas de Brasileia fica mais visível o cenário de destruição deixado pela enchente do Rio Acre que atingiu 95% da cidade no último dia 20. A população, aos poucos, tenta reorganizar suas casas lavando e guardando o pouco que sobrou. Moradores relatam que perderam tudo, restando-lhes apenas a casa.
O governador Tião Viana esteve neste domingo, 26, mais uma vez na cidade para levar o apoio do governo do Estado aos moradores e a prefeita Leila Galvão. Ao caminhar pelas ruas Tião ouviu o relato de uma moradora. Ela contou que dias antes do nível do Rio Acre subir em Brasileia recebeu uma ligação do irmão avisando que as águas que fizeram o manancial transbordar em Assis Brasil vazaria para o rio na sua cidade.
“Nós fomos advertidos por muita gente, mas ninguém acreditava que isso ia acontecer”, admite a moradora. Outro morador que conversou com o governador agradeceu o apoio que a comunidade recebeu do Exército, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Civil. “Foram todos muito humanos conosco e nos ajudaram muito, por isso aproveito a presença do senhor aqui para agradecer pelo trabalho dessas pessoas. Há pessoas pobres que perderam tudo com essa enchente e neste momento a comunidade que não estava alagada foi muito solidária. Nós tivemos que resgatar pessoas que estavam se afogando na água”, conta o morador.
Recomeço de cabeça erguida
Tião Viana lamentou a situação que a comunidade esta enfrentando, mas garantiu que o governo estará ao lado das famílias para enfrentar este momento. “É uma terra arrasada, uma situação de calamidade pública instalada. A prefeita não tem mais forças, como uma instituição isolada para dar conta desse desafio, mas o governo está solidário desde o primeiro momento. A presidente Dilma determinou a vinda de nove ministérios para ajudar o Acre nesta hora e, vamos sair de cabeça erguida dessa grave crise que é essa tragédia, pelo trabalho, pela união e pela solidariedade”, disse o governador.
Viana anunciou que ainda nesta semana deverá voltar a Brasileia para reunir-se com os setores do município para discutir as alternativas para superação da crise enfrentada pela cidade do Alto Acre. “Se Deus quiser vamos vencer, de mãos dadas, de cabeça erguida”.
O senador Jorge Viana que também acompanhou a vistoria a cidade de Brasileia neste domingo e adiantou que técnicos especializados que trabalharam nas encostas do Rio Acre em Rio Branco estão na cidade para avaliar a situação das encostas do rio no município.Aqui em Brasileia começa a fase da reconstrução, diferente de Rio Branco que ainda estamos prestando socorro. Aqui nós temos que dar socorro às famílias e ao mesmo tempo começar a reconstruir a vida para que ela volte ao normal”, afirmou o senador.
Jorge Viana destacou que a cidade viveu um desastre natural de grandes proporções e por isso, pediu que a população que não foi afetada pela enchente de outros municípios do Acre sejam solidários com o povo de Brasileia.
“Se Deus quiser daqui a um ano a situação estará muito melhor porque neste momento estamos todos juntos, Governo Federal e estadual ajudando a prefeitura e todos nós empenhados em socorrer e trabalhar para que a cidade volte ao normal”, frisou Jorge Viana.
A prefeita Leila Galvão admite que a Brasileia esta vivendo um momento crítico, mas apesar da gravidade da devastação causada pela enchente a população carrega esperanças.
“Estamos acreditando que as coisas vão mudar. Temos que levantar a cabeça. O governador Tião Viana tem vindo prestar apoio à comunidade e hoje veio visitar in loco o desastre que ficou aqui com a vazante. Parece que jogaram uma bomba no centro histórico de Brasiléia. Vamos nos juntar. Juntar as forças do Governo Federal e do Estado, da bancada no Senado, da prefeitura e da população para recomeçar”, pontuo Leila Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!