quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tratamento de esgoto no Acre está abaixo do percentual médio nacional

Apenas três cidades do Brasil informaram ter 100% de coleta de esgotamento sanitário: Belo Horizonte, Porto Alegre e Montes Claros. Mais uma vez a capital administrada pelo petista Raimundo Angelim e Sebastião Viana, está abaixo do percentual desejado. Rio Branco figura entre as 44 cidades com índice de tratamento abaixo do percentual médio de 39% (trinta e nove por cento).
O índice médio em coleta de esgoto nas 81 cidades foi da ordem de 57% (cinquenta e sete por cento) da população. 28 (vinte e oito) cidades informaram ter índice de coleta de esgoto superior a 80% (oitenta por cento) da população.
O estudo revelou que, se considerarmos o período entre os anos de 2003 e 2009, houve um avanço de 2,9 pontos percentuais no atendimento de água tratada, 12,1 pontos na coleta de esgotos e de 7,8 pontos percentuais no tratamento dos esgotos.
Pelos números levantados pelo Trata Brasil, em 2009 somente estas 81 grandes cidades despejaram no meio ambiente cerca de 5 bilhões de litros de esgoto sem tratamento por dia, contaminando solo, rios, mananciais e praias do País, com impactos diretos à saúde da população.
A boa notícia, se é que pode ser considerada boa é que Rio Branco conseguiu sair do ranking das dez piores cidades em coleta de esgoto. A vizinha Porto Velho, por exemplo, é a última desse pódio. As 10 últimas cidades no ranking foram Canoas (RS), que atende apenas 14% da população com coleta de esgoto; Jaboatão dos Guararapes (PE) com 8% de coleta; Macapá (AP) com 7%; Ananindeua (PA) e Nova Iguaçu (RJ) sem nenhuma coleta; Belém (PA) com 6% de coleta, São João de Meriti (RJ) sem coleta de esgotos; Belford Roxo (RJ) com 1% de coleta; Duque de Caxias (RJ) sem coleta e Porto Velho (RO) com 2% de coleta e que ocupa a última posição.
As cidades de Rio Branco (AC) e Manaus (AM) ampliaram o tratamento de esgotos entre 2008 e 2009 (de 3% para 37% e 23% para 38%), mas continuam coletando menos de 25% de seus esgotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!