domingo, 8 de janeiro de 2012

Rio Iaco volta a encher e nível das águas se aproxima da cota de alertaPor enquanto, nenhuma família encontra-se desabrigada. A enchente do rio Iaco culmina também com o represamento do igarapé cafezal que corta o município.

 A coordenação da Defesa Civil municipal de Sena Madureira confirmou mais uma elevação no volume das águas do rio Iaco.

De acordo com a medição realizada na manhã desta sexta-feira (6), o nível atual é de 11,56 metros, sendo que nessas últimas 24 horas a cheia foi na ordem de 87 centímetros.

Apesar da enchente repentina, o atual índice ainda está abaixo da cota de alerta que é de 14 metros, mesmo assim, a Defesa Civil já montou o plano de contingência para socorrer as famílias em caso de necessidade.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Sena Madureira, Carlos Dávila, desde o mês de dezembro de 2011 o rio vem enchendo fora do normal.

"Em dezembro o índice chegou a 9 metros, 5 metros a mais do que o registrado em 2010. Tem chovido muito em nossa região e isso preocupa", considerou.

Por enquanto, nenhuma família encontra-se desabrigada. A enchente do rio Iaco culmina também com o represamento do igarapé cafezal que corta o município.

Recomendação

Nesse momento, a principal orientação está sendo repassada para quem viaja pelo rio Iaco. É que muitos balseiros estão descendo e os riscos de alagamentos aumentam. "Pedimos as pessoas que evitem viajar durante a noite levando principalmente crianças.

Em anos anteriores nessa mesma época várias tragédias já aconteceram. Fica o alerta", finalizou Carlos Dávila.
Iaco já ameaça famílias ribeirinhas em Sena Madureira/Fotos: Edinaldo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!