terça-feira, 24 de abril de 2012

Cidade de prefeito petista preso tem 32% da população analfabeta

Isolado no meio da selva amazônica, o município de Porto Walter, cujo prefeito Neuzari Pinheiro (PT) foi preso no domingo pela Polícia Federal, tem 32% de seus pouco mais de nove mil habitantes sem saber ler nem escrever. A cidade registra os piores índices sociais e econômicos do Acre, conforme registrado pelo Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o analfabetismo atinge 14% dos jovens entre 15 e 24 anos. Porto Walter sofre com a ausência de saneamento básico. Dos 1.702 domicílios, apenas 0,4% tem rede de saneamento considerada adequada. Já o saneamento inadequado alcança 60%. Conforme o Censo 2010, 70% das crianças entre zero e cinco anos moram em imóveis com saneamento inadequado, aumentando as chances da proliferação de doenças.

Há dez anos esse índice era de 73%; ou seja, houve redução de apenas 3% em uma década, com Neuzary Pinheiro estando em seu último ano de segundo mandato. Deste universo de crianças, 61% dos pais ou responsáveis são analfabetos.

A cidade do prefeito petista, também investigado por desvios de recursos do ProAcre, tem uma renda média mensal de R$ 198. Porto Walter, segundo o IBGE, tem 43% da população vivendo sem rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!