terça-feira, 1 de maio de 2012

Evo Morales expropria filial de empresa espanhola de energia

esse caboclo tam bom de  leva um coro
O presidente boliviano, Evo Morales, ordenou nesta terça-feira a desapropriação das ações da empresa Rede Elétrica Espanhola (REE), que transporta energia na Bolívia, e pediu para as Forças Armadas ocuparem as instalações da companhia.


"Hoje, novamente, como homenagem aos trabalhadores e ao povo boliviano que lutou pela recuperação dos recursos naturais e dos serviços básicos, nacionalizamos a Transportadora de Eletricidade", disse Morales em um ato de comemoração ao Dia do Trabalho no Palácio do governo de La Paz.

"O presente decreto supremo tem por objetivo nacionalizar a favor da Empresa Nacional de Eletrificação (ENDE), representante do Estado Plurinacional, o pacote acionário em mãos da sociedade Rede Eléctrica Internacional na Empresa Transportadora de Eletricidade", afirmou Morales no ato público.

Morales justificou a desapropriação afirmando que considerou baixo o investimento previsto para a empresa espanhola: 81 milhões de dólares para 16 anos. A empresa elétrica espanhola adquiriu 99,94% das ações da TDE em 2002, e o restante ficou nas mãos dos trabalhadores da firma boliviana. A companhia é proprietária e operadora do Sistema Interconectado Nacional boliviano de eletricidade, que atende 85% do mercado nacional e possui 73% das linhas de transmissão na Bolívia.

A decisão de Morales acontece duas semanas depois de uma medida semelhante ser adotada na Argentina - a expropriação de 51% do patrimônio da companhia petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol.

Esta ação reforça uma política em curso de retomada dos recursos naturais pelos governos latino-americanos, reforçando o papel soberano dos estados e colocando na lata de lixo da história o conjunto de políticas neoliberais que nos anos 90 predominaram na região.

Informações: EFE e Opera Múndi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!