terça-feira, 8 de maio de 2012

Governo e prefeitura de Porto Acre iniciam processo para regularizar áreas de terra das vilas do Incra e V



Com apoio do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o governo do Acre em parceria com a prefeitura de Porto Acre realizará o sonho de aproximadamente 1.600 famílias que vivem nas vilas do Incra e do V: possuir o título definitivo de suas terras.
Leia mais
Tião Viana garante regularização fundiária no Bujari
Iteracre inicia identificação fundiária ao longo da rodovia BR-364
Seringal Itaúba terá regularização fundiária
Esse anúncio foi feito aos moradores pelo governador Tião Viana, nesta segunda-feira, 7, durante solenidade na cidade. Tião Viana estava acompanhado pelo prefeito Zé Maria, secretário de regularização fundiária na Amazônia Legal Sérgio Lopes, deputado federal Sibá Machado, parlamentares municipais e estaduais, representante do Ministério Público do Acre, promotor Vinícius Menandro Evangelista e representantes da comunidade porto-acrense.
O governador Tião Viana observou que esse é um momento marcante e que valoriza o trabalhado de milhares de homens e mulheres que lutaram sol a sol com mãos calejadas do trabalho na área rural para ajudar o Acre a crescer cada vez mais.
“O sonho de qualquer pessoa é ter o direito à propriedade, ao bem básico da vida, que é o lar, a casa, e agora é dado um passo largo com a regularização fundiária da região dessas regionais, onde 1.600 famílias serão amparadas e acolhidas”, afirmou.
Tião Viana explicou que a etapa seguinte à regularização será a regularização do imóvel urbano, feito pelo governo do Acre em parceria com a prefeitura da cidade.
“A União passa a posse da terra ao município, aquela área vira área urbana e o governo do Estado entra numa política de financiamento com a prefeitura para que o cidadão possa ter o título definitivo do seu terreno, da sua casa”, detalha o governador.
Zé Maria, prefeito da cidade, disse que essa segunda-feira será uma data marcada na história de Porto Acre. Ele lembra que a comunidade sonha com esse momento há mais de três décadas.
Para nós isso é um sonho. Nós precisávamos da ajuda do governo do Estado porque a prefeitura não conseguira fazer isso sem apoio. A regularização é bom para quem mora aqui porque vai poder investir na sua moradia, pode buscar financiamentos. Melhora também para os comerciantes, que poderão fazer investimentos em suas estruturas. Vai melhorar muito as vilas do Incra e Vila do V”, comentou o prefeito.
O recomeço
O representante da Associação dos Trabalhadores do Ramal Bujari, produtor Brígido dos Santos afirma que essa é a realização de um grande sonho dos moradores da Vila do Incra e de Porto Acre.
“Com esse título da nossa terra nas mãos a gente pode crescer, podemos ir buscar financiamento em banco, investir mais e crescer. Ganha a cidade e ganhamos nós, que vamos ser donos do nosso pedaço de terra. Só podemos agradecer à União e ao governo do Estado por nos ajudar a conquistar esse direito”, declarou o produtor.
O deputado federal Sibá Machado contou que foi incansável na luta em Brasília para garantir que os moradores de Porto Acre conquistassem o direito a ter a posse de suas terras. Ele revelou que, ao lado do prefeito Zé Maria e com apoio do governador Tião Viana, foi inúmeras vezes ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para solicitar a regularização.
“Fico muito feliz e emocionado de participar de um ato como esse, um ato no qual quem está sendo beneficiado são mulheres e homens trabalhadores, lutadores”, concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!