sábado, 24 de novembro de 2012

Conflito: líder alerta para novos ataques de índios arredios em Tarauacá


Um pedido de intervenção foi enviado para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para o Governo do Estado do Acre.
Da Redação
Rio Branco - Acre
Índios arredios estariam armados com arco e flecha e teriam passado a rondar aldeias, no Alto Rio Tarauacá/Foto: Gleison Miranda
Índios arredios estariam armados com arco e flecha e teriam passado a rondar aldeias, no Alto Rio Tarauacá/Foto: Gleison Miranda

Lideranças da etnia Kaxinawá, que vivem na aldeia Praia do Carapanã, no Alto Rio Tarauacá, estiveram pelo menos duas vezes neste mês de novembro, frente a frente com grupos de índios isolados e temem que um confronto possa acontecer a qualquer momento.

Evalde Cardoso disse, numa emissora de rádio em Tarauacá, que a situação é tensa e pediu que as autoridades ficassem em alerta quanto a situação.

Na primeira vez, indígenas arredios estavam armados com arco e flecha e teriam passado a rondar a aldeia com cantos e imitação de animais.

Segundo o líder Kaxinawá, esses índios andam sempre em grupo com aproximadamente 15 componentes.“Não sabemos de que tribo eles são e nem que língua eles falam. Suspeitamos que eles tenham a intenção de saquear terçados, facas,tecidos, ou até mesmo provocar um conflito armado”, comentou o líder.

Um pedido de intervenção foi enviado para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para o governo do Estado. Na Aldeia Praia do Carapanã distante cerca de 5 dias de barco da cidade vivem aproximadamente 600 índios kaxinawá.

Fonte: Portal Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!