sábado, 11 de junho de 2011

Alunos participam de debate e tiram dúvidas sobre o Enem com deputado Sibá Machado

Os alunos do terceiro período do Colégio Estadual Armando Nogueira, tiveram a oportunidade na manhã desta sexta-feira (10), de poderem tirar todas as dúvidas que ainda pairam sobre o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, que este ano vai substituir o Vestibular para garantir o ingresso na Universidade Federal do Acre- UFAC.
A iniciativa foi uma proposta do deputado Federal Sibá Machado (PT), que desde 2006 já vinha apresentando projetos nesse sentido no senado federal, como forma de dar mais oportunidade aos alunos que estudam no Acre e melhorar a qualidade do ensino superior no estado.
ac24horas: Deputado, o senhor defende o fim do vestibular desde 2006 e a gora a Universidade aderiu completamente ao Enem, como o senhor avalia isso?
Sibá Machado: “graças a Deus eis que agora tanto a Ufac e o IFAC adotaram o Enem como método do ingresso dos alunos. A vantagem é que os cursos de medicina, engenharia e direito que são o bicho papão e a maioria das vagas eram ocupadas por alunos de outros estados e com o fim do vestibular as escolas não vão mais precisar concorrer com o resto do Brasil e os alunos do Acre terão uma grande oportunidade de fazer um curso de medicina aqui.
ac24horas: Quando o senhor fala que as escolas do Acre não irão mais concorrer com o as escolas do restante do Brasil, explique melhor por favor.
Sibá Machado: Por o SISU [Sistema Nacional de Seleção] faz com que as universidades que participam dele abram suas vagas para alunos do Brasil inteiro e no caso a Ufac não adotou esse sistema. Como não adotou, os alunos que vão passar no Enem para a Ufac serão somente os daqui mesmo. Se algum aluno de fora quiser vir estudar na Ufac vai ter que vir morar aqui, estudar aqui e fazer a prova aqui.
ac24horas: Quanto o projeto que o senhor disse, vai aumentar o número de vagas na Ufac no curso de medicina da instituição. Quando e como isso será possível?
Sibá Machado: O governador Tião Viana fez um desafio que gente cobrasse do Ministério da Educação para dobrar as vagas do curso de medicina do Acre e criasse um segundo curso. Esta terça-feira já estivemos com o ministro da educação e agora a Ufac e o Ifac terão que apresentar os seus projetos tão somente e até o final do ano se Deus quiser, podemos estar concretizando mais esse sonho.
Por Salomão Matos - da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!