sábado, 23 de julho de 2011

Desorganização e baixa no número de participantes marca a cavalgada de abertura da Expoacre 2011

Se a expectativa dos organizadores da Expoacre é que o público deste ano, vai superar os anos anteriores, não se pode dizer o mesmo da cavalgada de abertura do evento. Na manhã deste sábado, 23, na concentração para saída da cavalgada que abre oficialmente a feira agropecuária e de negócios do Acre, o movimento foi relativamente fraco em relação aos anos anteriores. Houve uma drástica redução no número de participantes, com a mudança das regras e algumas recomendações de segurança.
Em 2010, segundo os próprios organizadores, o evento contou com a participação de mais de 100 comitivas, já neste ano, apenas 58 comitivas participaram da cavalgada, numa redução em mais de 50% n número de veículos e pessoas. Outro ponto que contribuiu para a baixa no público foi às regras, que proibiram o uso de churrasqueiras e veículos menores na carreata que segue os cowboys até o parque de exposições Castelo Branco. A organização também deixou a desejar, misturando veículos com animais.
O governador Tião Viana (PT), deu início à cavalgada por volta de 8h da manhã, recomendando aos participantes da cavalgada que moderassem no consumo de bebidas. Tião se referiu também aos jovens, para que excedam os limites durante os dias de realização da Expoacre. Depois do toque do berrante e das bênçãos aos participantes, foi dada a largada para a cavalgada, que após as 11 da manhã, os retardatários ainda faziam a confusão entre cowboys, veículos e os pedestres, que foram mais prejudicados na festa.
O desrespeito das pessoas que montavam cavalos foi flagrante. A rua que foi destinada aos animais e cavaleiros, mas alguns preferiam subir nas calçadas e disputar espaço com o público que assistia o evento. Muitas pessoas tentavam argumentar, mas o excesso no consumo de bebidas fazia com que os “cowboys” chegassem os populares e jogassem os animais em direção do público presente. A presença de autoridades também foi fraca, se restringindo aos políticos da Frente Popular.

TURMA DA LIMPEZA A POSTOS
Mesmo antes do encerramento da cavalgada, já era visível a sujeira deixada pela festa dos “peões do asfalto”. Muitos restos de alimentos, papais, latas e fezes de animais dividiam espaço com os populares que foram assistir a cavalgada, mas como em todos evento público, a turma da limpeza estava a postos, apenas esperando a saída dos últimos animais e veiculos que integram as comitivas, para iniciar o trabalho de limpeza do Calçadão da Gameleira, um dos principais pontos turísticos de Rio Branco.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raystudio3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!