sábado, 18 de fevereiro de 2012

Enchente já desabrigou mais de 100 famílias em Sena e Santa Rosa Em Manoel Urbano o clima ainda é de tranqüilidade, já que o município fica localizado em um dos pontos mais altos da região do Alto Purus.

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (17) pela Defesa Civil aponta que mais de 80 famílias já foram retiradas de suas residências por conta da cheia do rio Iaco.

Durante todo o dia de ontem e parte da noite, as equipes de socorro formadas por funcionários da Semsur e da Secretaria de Obras, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros trabalharam incansavelmente.

Com a enchente, os bairros Praia do Amarilio, Cafezal, São Felipe, Invasão da Vitória, Segundo Distrito e Rua Siqueira Campos são os mais afetados. Boa parte dessas famílias atingidas abrigou-se em casas de parentes e pelo cinco delas foram encaminhadas para o ginásio Hermilton Gadelha.
Em um trecho da rua Siqueira Campos, coberto pelas águas, os moradores estão reivindicando uma catraia em função da falta de acesso. De acordo com a Defesa Civil, nesse momento as equipes encontram-se na invasão do bairro da Vitória para fazer a retirada de dezenas de famílias afetadas pela alagação. Nessas últimas 24 horas, a elevação no volume das águas foi na ordem de 35 centímetros (saltou de 16,18 metros para 16,53 metros, nível atual).

Dona Margarida, moradora da Rua Siqueira Campos relatou a situação difícil vivenciada no presente momento e disse que há quatro anos não era afetada pela enchente. "As poucas coisas que temos acabam se perdendo. É uma situação complicada", frisou.

Segundo Carlos D’Avila, representante da Defesa Civil em Sena, as notícias não são animadoras. No seringal Nova Olinda, localizado no Alto Iaco, a enchente continua e nas próximas horas a tendência é que mais famílias fiquem desalojadas. O Rio Purus também continua enchendo.
O Rio Purus já atingiu cerca de 50 casas no município de Santa Rosa. O ativista político Rivelino Mota disse que informações recebidas da cidade de Esperanza, no Peru, dão conta de que muita água está a caminho dos municípios que integram a região do Alto Purus: Santa Rosa, Manoel Urbano e Sena Madureira.

“A preocupação é com as casas construídas em terrenos arenosos na parte baixa da cidade, que correm o risco de serem levadas pela forte correnteza”, alerta.







De acordo com ele, as chuvas fortes acompanhada de pancadas de ventos tem sido constante no município de Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!