sexta-feira, 13 de abril de 2012

ICMBio apreende madeira em área de Osmarino Amâncio na Resex Chico Mendes

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu madeira cortada ilegalmente dentro de uma área da Reserva Chico Mendes (Resex Chico Mendes) que pertence ao ambientalista Osmarino Amâncio, que foi amigo de Chico Mendes e fervoroso defensor das causas ambientais.
Ao menos 28 árvores foram cortadas na área, localizada no quilômetro 19 da BR-317, no sentido Brasiléia/Assis Brasil, a chamada estrada do Pacífico. Ele foi multado em R$ 63 mil reais por infringir três artigos: descumprir regras ambientais, cortar dentro da reserva e ter guardado em depósito mais de 25 metros cúbicos.
Nesta quinta-feira, 12, funcionários do ICMBio com o apoio da Prefeitura de Brasiléia e de policiais federais, estiveram no local para fazer a apreensão das centenas de metros cúbicos retiradas.
A reportagem do jornalista Alexandre Lima revela que “desde que aconteceram as ações dentro da Resex, que resultaram em várias notificações e grandes multas contra moradores, Osmarino não tem poupado críticas e até foi acusado de ameaçar de morte funcionários do ICMBio”.
O caso foi levado ao conhecimento do Congresso pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Osmarino diz que “ato é de vingança”
Ao site OAltoAcre.com, o ambientalista afirmou que a apreensão da madeira dentro de sua propriedade é um “ato de vingança”, por discordar do ICMBio.
“A madeira foi mesmo retirada, mas para construir uma casa pra minha mãe morar e também pra reformar a minha”, afirmou.
“O que estão fazendo é vingança contra mim”, afirmou.
Ele se nega a ter que ir ao escritório do ICMBio para retirar licença por que tem uma porcentagem legal para retirar, por meio do manejo florestal. “Vou levar todas as multas contra mim para a cova”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!