quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mistura explosiva


As relações internas na Assembléia de Deus estão explosivas, com a punição de pastores acusados de não entrar na campanha do filho do Pastor, Luiz Gonzaga, o Marcos Lima (PSDC), derrotado para vereador. É por essas e outras que não creio na propalada força evangélica.
Exemplo perfeito
Esse fato leva a uma reflexão pragmátic. Os fiéis não votam, necessariamente, nos candidatos apoiados pelos seus pastores. E olhe que o Luiz Gonzaga é considerado um Pastor de prestígio.
Mais grana?
Ontem, o senador Petecão (PSD) esteve com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e com o senador Renan Calheiros (PMDB), na busca de “ajuda” para campanha de Tião Bocalon.
Tradução do termo
Para os leigos, essa “ajuda” no jargão político, significa dinheiro para tocar a campanha tucana.
Muro baixo
Rio Branco é terra de muro baixo, tudo se sabe. A Graça da Baixada (PSDC) teve seus méritos na sua eleição á vereadora, mas na reta final ganhou um empurrão: recursos da cúpula da FPA.
Eleição disputada
A disputa do segundo turno está apertada, números confiáveis indicam. Mas, até na oposição a máxima é que, pela força da máquina, o candidato Marcus Alexandre (PT) continua favorito.
Fato inesperado
O fato inesperado nesse segundo turno foi a oposição conseguir fartos recursos financeiros.
Vantagem tranqüila
A FPA tem dez dos dezessete vereadores eleitos, caso consiga eleger-se prefeito, Marcus Alexandre (PT), navegará em águas tranqüilas na Câmara para aprovar os seus projetos.
Ficando difícil
Pelo que ouvi ontem numa roda de deputados da base do governo, inclusive, com três do PEN, está ficando difícil a eleição para a presidência da Aleac, vir ser antecipada para dezembro.
Conversar mais
Se o presidente Élson Santiago (PEN) quiser essa antecipação precisa conversar mais com os deputados, estão se formando bolsões de resistências, bem além do que ele está mensurando.
Campanha aberta
Quem está em campanha para deputado estadual é o secretário de Educação, Daniel Zen (PT), que, se conseguir congregar os professores e funcionários torna-se um candidato competitivo.
Pecuarista do bem
O prefeito eleito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), é pecuarista, mas sem laços com fazendeiros que causavam terror na região. É um moço humilde, um pecuarista do bem.
Ficou comprovado
Rachada ao meio, com um candidato ruim como o Gedeon (PSDB), ainda assim, a oposição teve 42% dos votos em Plácido de Castro. Com um bom nome e unida ganharia a eleição.
Pesquisa suspensa
O IBOPE recuou na sua pesquisa prevista para ser divulgada amanhã, fará outra para divulgação no próximo dia 26, a dois dias da eleição. Os motivos não foram explicados.
Jogada inteligente
Outro candidato inteligente, que usou a estratégia de não atacar o programa “Ruas do Povo” no horário do TRE foi o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales , para não perder votos.
Seria fatal
Com muitas ruas asfaltadas pelo programa em Cruzeiro do Sul, se partisse para a crítica, ao “Ruas do Povo”,como fez Bocalon, na Capital, com certeza perderia votos e, talvez, a eleição.
Hora da verdade
A prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, curte os últimos dias de mandato. Será candidata a deputada estadual em 2014. Famosa por não receber o povo, terá dificuldades em pedir votos.
Prefeitura enxuta
Quem ganhar a eleição de Rio Branco receberá uma prefeitura enxuta e adimplente das mãos do prefeito Raimundo Angelim, que é muito cioso quando se trata da administração pública.
Muito forte
O deputado federal Gladson Cameli (PP) está definido como o candidato a senador pela oposição em 2014. A seu favor pesa ter reduto forte no Juruá e votos no resto do Estado e um partido organizado.
Conversas afunilando
As conversas também estão se afunilando para Márcio Bittar (PSDB) ser o único candidato ao governo pela oposição, com o senador Sérgio Petecão (PSD) se preservando para a reeleição.
Dois gumes
A oposição ter a maioria dos prefeitos do interior, poderá não significar muita coisa em 2014. Um prefeito só ajuda quando está bem aceito, quando está mal, seu apoio só atrapalha.
Mais difícil
O município mais difícil de administrar, por incrível que pareça é Porto Acre, por estar dividido em quatro conglomerados populacionais, um distante do outro, o que complica a gestão.
Grande vencedora
Com grande carisma político, a deputada Maria Antonia (PP) foi decisiva, na vitória do marido Francisco Deda (PP), a prefeito de Rodrigues Alves, enfrentando o Burica (PT) no poder.
Remoçar é preciso
O PT precisa remoçar as suas lideranças no interior, os que comandam as suas campanhas, por estarem sofrendo da chamada fadiga de material, o que pode complicar a eleição de 2014.
Pesquisas sumiram
Diferente do primeiro turno, quando em cada esquina tinha uma pesquisa de opinião para cada gosto, nesse segundo turno, elas sumiram. Existem apenas para consumo interno do PT e outra do PSDB. Até o IBOPE, que de novo fracassou em suas previsões, suspendeu a divulgação de uma pesquisa, prevista para amanhã. A eleição está por conta dos boatos, fuxicos e baixarias.
Por Luis Carlos Moreira Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!