sábado, 17 de agosto de 2013

Encontro ministerial em Rio Branco é elogiado por prefeitos do Acre


16 de agosto de 2013 - 4:07:14
Quarenta e três técnicos de doze ministérios passaram toda essa sexta feira (16) apresentando os projetos, tirando dúvidas e orientando os cerca de sessenta técnicos das prefeituras acreanas durante o Encontro de Prefeitos e Prefeitas realizado pela secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na sede da Federação do Comércio, em Rio Branco.
“Uma oportunidade de percorrer os ministérios sem custo e ter acesso a todos os programas do Governo Federal. O melhor é que aqui se trata de técnico para técnico, sem prefeitos e ministro, que é um encontro mais político”, declarou o prefeito de Epitaciolândia, André Hassen.
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, trouxe para Rio Branco os secretários municipais de Educação, Saúde e Planejamento. Ele destacou que durante o Encontro conseguiu concluir o detalhamento do projeto Mais médicos, recém lançado pela presidente Dilma. Tarauacá vai receber três médicos, para reforçar o quadro de apenas sete médicos. Com o Ministério da Pesca, concluiu projeto para que a prefeitura receba tratores e máquinas para fazer os açudes. “Em Brasília, além do custo eu teria quer ter no mínimo dois dias para ir aos ministérios. E mais: a vinda das equipes representa também uma aproximação do governo Federal com os municípios e os estados”.
A secretária de Planejamento de Sena Madureira, Valéria Bastos, ressalta que o Encontro foi importante principalmente porque pôde tratar com os técnicos de cada pasta específica. Explica que tirou várias dúvidas com relação ao Sistema de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV.
Acre é um dos poucos estados do Brasil a prestar contas dos recursos do SUS
O diretor do Departamento de Articulação inter federativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, diz que o nível dos projetos apresentados pelas prefeituras acreanas, têm melhorado nos últimos anos, bem como o nível de organização das prefeituras. Ele cita ainda que por causa da boa parceria entre o governo do Estado e as prefeituras, o Acre é um dos poucos estados do Brasil a prestar contas dos recursos do Sistema único de Saúde – SUS. “E nos últimos três anos, o Acre tem sido o primeiro a prestar contas. Isso é um bom indicativo de organização”, cita o técnico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!