segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Risco total: escola construída às margens de abismo pode desmoronar no rio Purus

A educação rural do município de Manuel Urbano, localizado a 244 km da capital, vai de mal a pior. Longe da cidade, às margens do Rio Purus, os problemas não estão relacionados apenas ao isolamento da região. Em contraste com a beleza inigualável das águas ricas em sedimentos andinos, batizadas como brancas, existe uma história de descompromisso e de risco total.
Sentado à beira do barranco, ao lado dos dois filhos que frequentam a escola Francisco Soares Moreira, o pai reclama das condições em que a nova escola foi erguida, às margens de um abismo, formado pelo desbarrancamento do Rio Purus nos últimos anos. Com a remoção das terras, o imóvel está em situação de risco.
- Todos nós ficamos pensando o que pode acontecer. Alguém precisa fazer alguma coisa porque por aqui não adiante reclamar que ninguém resolve – acrescentou o pai do aluno.
Além de sofrerem com a constante sensação de perigo, os alunos estão há dois meses sem merenda escolar. Segundo seu Chico, “quando vem merenda, nas quatro festas do ano, ainda é biscoito ou bolacha seca”. Quando não tem, segundo os alunos, a alternativa é ir mais cedo para casa e quando tem barco para levar.
- Semana passada não houve aula por que não tinha transporte. O dono do barco passou a semana em Manuel Urbano – denunciou seu Chico.

Juntando todas essas dificuldades é possível imaginar como é o ensino multiseriado de 1ª à 4ª série na escola Francisco Soares Moreira. Ela substituiu a antiga escola Leonilha Honorato, localizada mais próxima da sede do seringal Itatinga.
O ac24horas, a convite dos pais dos alunos, subiu mais quinze minutos de rio acima, fomos conhecer o patrimônio público que foi simplesmente abandonado no outro prédio da antiga escola. O flagrante é ainda pior. No meio da floresta amazônica, placas de energia solar e baterias foram abandonadas, se estragaram em meio ao tempo.
- Como aqui por incrível que pareça existe sinal de celular, as baterias solares poderiam facilitar nossa comunicação com a cidade, mas se estragaram ai, junto com o prédio da escola – disse o pai do aluno.
Um grupo de americanos que prestam serviços em parceria com a Carbonsecurities que esteve no local neste final de semana, ficou impressionado com o que viu no setor de educação. O prefeito de Manuel Urbano, Francisco Mendes [PP], que deveria participar de uma reunião na colocação Samauma Velha, na casa do Marques Vieira, filho do Zé Brabo, não apareceu. Um dos assuntos tratados pela comunidade foi o de reflorestamento das margens do Rio Purus.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!