sábado, 3 de setembro de 2011

Cruzeiro do Sul é a capital política do Acre no fim de semana

O município de Cruzeiro do Sul se tornou o centro de concentração de políticos e militantes, durante este fim de semana. Com a realização da Expojuruá, os blocos políticos se organizaram e prometem transformar a principal cidade do Vale do Juruá, no centro nervoso da política partidária. Mesmos os pré-candidatos que pretendem disputar a prefeitura de Rio Branco se descolaram a cidante distante 700 km da capital do Acre para apoiar suas siglas.
Com a recente aprovação do registro do Partido Social Democrata (PSD), o senador Sérgio Petecão, presidente da agremiação no Acre, montou o quartel general em Cruzeiro do Sul, com vista nas filiações e adesões de dissidentes dos partidos dos blocos de situação e oposição no Estado. Na companhia de adesistas com mandato, o senador promete fazer do evento oficial do Governo do Estado, na festa de lançamento do PSD.
O Poder Legislativo Estadual, também estará representado, através de políticos ilustres que saíram de sua cidade natal, para fazer parte do projeto que atualmente administra o Acre. O presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PP), viajou ainda na quinta-feira, 1º, para reforçar os eventos dos progressistas, que desde o início da semana mobilizam campanhas de filiação nas cidades próximas a Cruzeiro do Sul.
Santiago, que durante sete eleições se elegeu sem subir em palanques, adotou uma postura diferenciada, depois que assumiu a presidência da Mesa Diretora da Aleac. Sem esconder seu novo estilo, o deputado tomou gosto pelos microfones de eventos oficiais do Governo do Estado. Durante a inauguração da Ponte do Juruá, Santiago surpreendeu os políticos de situação e oposição, arrancando aplausos com um discurso empolgante.
“Ganhei sete eleições sem falar. Agora, vou ganhar mais sete falando”, disse Elson Santiago, após o evento. O estilo falante, de uma dos mais silenciosos políticos do Estado, despertou o interesse dos partidos, que já formulam convites para ter o mais novo orador político em suas fileiras. Neste fim de semana, a quantidade de deputados em Cruzeiro do Sul, daria para aprovar qualquer tipo de projeto que demandasse dois terços dos votos.
Na comitiva governamental, seguiram mais
parlamentares convidados do governador

Tião Viana (PT), que vem intensificando os investimentos nas cidades do Juruá, para aproximar a população da administração da Frente Popular, e consequentemente tomar a dianteira nas intenções de votos. Segundo os partidários da FPA, a coligação entra com chances reais de tomar a prefeitura de Cruzeiro do Sul da oposição.

Oposição marca território e cola nos eventos
promovidos pelo governo

Do outro lado, os tucanos também seguiram em comitiva para o Vale do Juruá. Tião Bocalom, Márcio Bittar e uma parte da militância do PSDB, embarcaram para marcar território e defender os projetos do bloco de situação. Os apoiadores de Vagner Sales (PMDB) terão como missão, não se distanciar dos governistas e se contrapor aos projetos da administração petista, apresentando os projetos que pretendem implantar nas cidades do Juruá.
Para não ficar atrás das investidas do governo petista, Vagner Sales promoveu uma verdadeira operação de guerra nas ruas de Cruzeiro do Sul. Sales colocou máquinas e equipes espalhadas em toda a cidade em operação de urbanização. A maioria das vias recebeu reparos e recapeamento, para mostrar aos turistas que a administração peemedebista é merecedora da confiança dos eleitores e pode continuar no comando do governo municipal.
Deputados federais da oposição, também maçarão presença na festa política do Vale do Juruá. Gladson Cameli (PP) se manteve alerta e organizou os eventos de seu partido, paralelamente a Expojuruá. Cameli promoveu os primeiros eventos de filiação nos municípios menores e deve fechar a agenda, na cidade de Cruzeiro do Sul, na mesma data da feira, para aproveitar a presença maciça de autoridades e visitantes.

Bloco político evangélico de olho na “nação religiosa”
Se os políticos sem bases religiosas podem fazer sua festa, os parlamentares evangélicos aproveitam para arrebanhar novas ovelhas, que não estejam dispostas as comemorações mundanas. Políticos da bancada evangélica rumaram para a cidade de Cruzeiro do Sul, para fortalecer seus partidos, de olho nos números das pesquisas que apontam o crescimento do número de adeptos das igrejas tidas como “crentes”.
O deputado federal Henrique Afonso (PV), natural de Cruzeiro do Sul, e fiel seguidor da igreja Assembleia de Deus, já marca presença em sua terra natal. Afonso tem a simpatia de uma fatia considerável de pessoas nas cidades do Vale do Juruá, aumentando sua popularidade, após se expulso do PT, por se posicionar contrário a aprovação do aborto. O deputado tenta se fortalecer como um dos pré-candidatos da FPA.
Com bases e igrejas sob seu comando em Cruzeiro do Sul, a missionária Antônia Lúcia (PSC), também coloco seu bloco religioso na rua. A polêmica parlamentar preparou um aparato diferenciado para atrair eleitores e seguidores religiosos aos seus projetos políticos. Sem revelar quais seriam os métodos que usaria em sua estadia no Juruá, Antônia Lúcia disse que surpreenderá seus adversários e aliados políticos.
É esperar para ver os resultados das investidas dos blocos de oposição, situação e evangélico. A próxima semana será de comentários, sobre o que aconteceu na “capital da política” do Acre, no fim de semana.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!