quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Petecão pede para Dilma 'devolver o fuso horário do povo do Acre'

Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) pediu para a presidente da República, Dilma Rousseff, "devolver o fuso horário do povo do Acre". Ele solicitou a Dilma que sancione o projeto de lei que restabelece o fuso horário tradicional do estado (PLS 91/2011).
- Queria aproveitar essa oportunidade, no dia do aniversário da nossa presidente Dilma Rousseff [14 de dezembro], para que ela sancione esse projeto, que já está na Casa Civil. Nós queríamos muito que, antes de adentrar 2012, tivéssemos o prazer e a felicidade de ter o nosso horário de volta - pediu o senador.
O fuso horário do Acre é hoje de uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, mas não foi sempre assim. A mudança ocorreu em 2008, após a aprovação de um projeto de lei do então senador e atual governador do estado, Tião Viana.
Porém, no dia 31 de outubro de 2010, quando foi realizado o segundo turno das últimas eleições presidenciais, o povo do Acre decidiu, em referendo, que queria a volta do fuso horário antigo, que vigorou no estado por 86 anos (Lei 2.784/13). Tradicionalmente, a diferença de horário em relação a Brasília é de duas horas (três, no horário de verão). Segundo resultado divulgado pelo TSE, 56,87% da população rejeitou a alteração do fuso promovida pela lei aprovada ao fim de 2008 (Lei 11.662/08).
Petecão lembrou que o PLS 91/2011, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), foi aprovado no Senado e na Câmara, passando por várias comissões em ambas as Casas, e depende agora apenas da sanção presidencial. Para o senador, a presidente está demorando a ratificar a vontade expressada pela população do Acre.
- No juízo do povo acriano, ele não entende por que tanta morosidade. Há mais de um ano aconteceu esse referendo no Acre. As pessoas estão começando a cobrar, e com razão - disse, salientando o desconforto da população com o fuso horário atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!