domingo, 17 de março de 2013

Internautas escolhem nomes das oncinhas do Parque Chico Mendes

Logo que nasceram Zeus e Thor, foram colocados em quarentena, para afastar a possibilidade de eles adoecerem, mas já estão em visitação.
Zeus e Thor foram os nomes escolhidos pela população para os dois filhotes de onça pintada que nasceram no Parque Chico Mendes no início do ano. A votação foi feita por meio da internet, via Fan Page da Prefeitura de Rio Branco, e também na urna instalada no próprio Parque. O concurso foi realizado pela secretaria de Meio Ambiente e 794 pessoas votaram entre os dias 3 de março até esta quinta feira, 11. Os nomes Zeus e Thor obtiveram 257 votos. Timão e Pumba: 200, Pipoca e Pintado: 183, Apoena e Abaré: 87 e Dingo e Djando: 67. 

Logo que nasceram Zeus e Thor, foram colocados em quarentena, para afastar a possibilidade de eles adoecerem, mas já estão em visitação. A dupla atrai a visita de centenas de pessoas ao Parque Chico Mendes e encanta em especial, as crianças. 

s filhotes são a terceira cria da onça Rebeca. A diretora do parque Chico Mendes, bióloga Joseline Guimarães, comemora o nascimento. Ela diz que é rara a reprodução de felinos de grande porte em cativeiro. “Ela ter a terceira cria em cativeiro, significa que é bem cuidada no Parque”.

Rebeca foi capturada ainda pequena na mata e foi criada por um pelotão ambiental em Candeias do Jamari(RO) antes de vir para o parque Chico Mendes. Ela é acostumada com o convívio humano, foi criada com mamadeira e é bem dócil. 

“O nascimento desses filhotes nos deixa feliz porque é um animal ameaçado de extinção e estamos conseguindo ter sucesso na reprodução. Rebeca teve seis filhotes e isso é um nível muito alto de reprodução. Estamos conseguindo ótimos resultados, o ambiente para reprodução está agradável e com alimentação boa qualidade”.



Por regra, em cada gestação uma onça costuma ter entre um e quatro filhotes e são animais que vivem em toda a América do Sul até o México. Em cativeiro, uma onça costuma viver em média vinte e dois anos.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, explica que Zeus e Thor não poderão permanecer no Parque Chico Mendes, porque o recinto dos felinos já possui dois machos, um macho adulto (Nicolau), com 08 anos e um macho filhote (Paulinho), com 02 anos e 03 meses. Segundo ela, os machos da espécie defendem seu território e sua fêmea, sendo recomendado manter somente um macho adulto em cativeiro,independente do tamanho do recinto. Brilhante relata ainda que por volta dos 03 meses de vida, os filhotes devem ser separados da mãe, devido à agressividade do animal, que começa a agredir os filhotes. 

“Esta decisão de transferir os filhotes para outros zoológicos ou criadouros é técnica, baseada principalmente na conservação da espécie, ou seja, o que é melhor para o animal” conta Silvia.

A secretária lembra ainda que as doações e permutas entre instituições têm o objetivo de favorecer avariabilidade genética, o que fortalece as chances de longevidade. “A conservação da espécie tem como princípio evitar endocruzamentos, ou seja,reprodução entre parentes, o que causa a perda da variabilidade genética da espécie”.

Ainda não há data marcada para a transferência dos dois filhotes, mas o que já está confirmado é que eles vão para um criadouro conservacionista em Mina Gerais devidamente licenciado pelo IBAMA.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!