sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pirâmide: fundador da Telexfree é preso nos Estados Unidos nesta sexta-feiraJames Merrill era um dos líderes do negócio, acusado de ser uma pirâmide financeira bilionária

O americano James Matthew Merrill, um dos fundadores da Telexfree, foi preso nos Estados Unidos nesta sexta-feira (9). A empresa é acusada de ser uma pirâmide financeira bilionária, que atraiu mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.
Merrill criou a Telexfree em 2002, com o brasileiro Carlos Nataniel Wanzeler, nos Estados Unidos. O negócio, porém, ganhou corpo no Brasil a partir de 2012, quando a empresa começou a atrair investidores com a promessa de lucrarem com a venda de pacotes de telefonia VoIP.
Para as autoridades braslieiras e americanas, a venda do serviço tratava-se apenas de uma fachada para uma pirâmide financeira. A Telexfree, segundo as acusações, sustentava-se das taxas de adesão pagas pelos investidores, chamados de divulgadores.
Em janeiro, a Telexfree anunciou um patrocínio ao clube Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio.
Procurado, um porta-voz da Telexfree informou que não poderia comentar imediatamente a informação.
Empresário é réu em processo no Brasil
No Brasil, Merrill é réu numa ação civil pública em que o Ministério Público do Acre (MP-AC) o acusa, junto com outros responsáveis da Telexfree, de criar uma pirâmide financeira. O caso, entretanto, ainda não foi julgado.
Em junho de 2013, as atividades da Ympactus Comercial, braço brasileiro da Telexfree, foram bloqueadas a pedido do MP-AC. O negócio, porém, continuou a atuar no País por meio das unidades do grupo nos Estados Unidos, conforme o iG revelou em reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!