domingo, 29 de maio de 2011

O novo, o velho e o sonho de dias melhores...

Nunca a musica de Gilberto Gil [Andar com Fé Eu Vou] foi tão apropriada para o momento político que o Acre vive. As forças política estão divididas e a população ganhou com a eleição de Sérgio Petecão como senador na última eleição. Ganhou porque além de ser, incontestavelmente, o mais popular dos políticos do Acre, forçou, ainda, o líder maior da FPA, o também senador Jorge Viana, a descer das “tamacas” e discutir com o povão o que é melhor pro Acre. Na expectativa de recuperar o que perdeu, Jorge Viana colocou o pé na estreada e anda correndo os quatro cantos do Estado levando a sua mensagem e de seus aliados.
É uma tarefa difícil, pois em igual situação está o senador Petecão, que por onde passa se confunde com o próprio povo, por pensar, agir e sonhar igual a ele. Petecão é o novo e ao contrario dos “Vianas e Cia” representa o sentimento de mudança. E o PT sabe que ele é uma “boa ameaça”ao projeto de poder no Acre, pois faz aliança com o eleitor, ao contrario da Frente Popular que se perdeu no meio do caminho nestes 12 anos de poder absoluto no Estado. Hoje o que se observa é muita gente querendo pular do barco, que começa a dar sinais de afundamento.
A vitória apertada de Tião Viana para o governo do Acre, a debandadas de lideranças como Fernando Melo [PMDB] e provavelmente a de Gladson Cameli [PP] completam a lista de dores de cabeça dos lideres da FPA. Para complicar ainda mais a situação, as cooperativas de trabalhadores e sindicatos começam uma luta interna dentro do PT para que o partido volte as suas origens, de defensor da classe trabalhadora e de combate a velha política de corrupção. O medo é só um: se o partido não mudar o povo muda!”
A situação é tão preocupantes para as lideranças da FPA, que se hoje houver dois eventos no mesmo lugar, com as presenças de Jorge Viana e Sérgio Petecão, não há nenhuma duvida de que o senador 100% popular ganhará a disputa. É bem verdade que ele não verbaliza tão bem quanto JV, mas fala a linguagem do povo e na política isso é mais importante.
Petecão está construindo uma boa relação com os eleitores, enquanto Jorge Viana está tentando a reaproximação com antigos aliados. Petecão está discutindo novos rumos, enquanto Jorge Viana está tentando segurar um projeto seu e de aliados. Petecão escuta, Jorge impõe. Petecão é solidário, Jorge é prático, não pensa com o coração...
Enfim, as diferenças são grandes e esta divisão de poder é bom para o Acre e para os acreanos.
Mas é bom não esquecer que a fila anda...
Roberto Vaz, da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!