segunda-feira, 2 de julho de 2012

Piracema agita cidade de Feijó


Desde sábado, 30, ocorre uma grande movimentação no rio Envira ocasionado por uma grande uma grande piracema. A piracema é de várias espécie, surubim, jaú.

A beira do rio na cidade fica agitada por causa do fenômeno, especialmente porque ele não se repetia havia um bom tempo. O tamanho dos peixes tem surpreendido.

A abundância de peixes no rio Envira, em Feijó, atrai vários barcos de pescadores por dia. A fartura se deve ao fenômeno da piracema trófica, quando os peixes sobem o rio a procura de água mais profundas e nutrientes.

O fenômeno teve início neste sábado e beneficia a população à medida que têm a opção de pescar o próprio peixe ou ter acesso ao produto mais barato nos mercados. Por dia, um pescador chega a pescar 60 quilos, que são todos vendidos para a cooperativa por R$ 7,00 o quilo.

O pescador Alberto comenta que num dia bom de pescaria ele chega a faturar R$ 300 com a venda do pescado. A pesca não é proibida durante a piracema porque nesta época os peixes já desovaram e estão migrando para fugir das regiões rasas do rio, a procura de águas com mais oferta de alimentos.

Entre as espécies que sobem o rio estão o mandi, jaú, surubim,  . "É uma oportunidade pra gente ganhar uma dinheiro a mais, porque tem muita fartura de peixe no rio. A cooperativa garante a compra da produção, o  que para nós representa uma segurança", disse o pescador Gilberto.


fonte acre feijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!