terça-feira, 24 de maio de 2011

Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre no bairro Plácido de Castro

O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta terça-feira, 24, a quarta Academia da Comunidade ao Ar Livre de Rio Branco. Somente este ano, foram entregues três academias, sendo que até o final do ano a capital contará com dez desses equipamentos.

Segundo o prefeito, Rio Branco evoluiu muito na oferta de espaços, programas e ações que propiciam a prática de exercícios. As próximas academias serão inauguradas nos bairros Aeroporto Velho e Calafate.

A prática habitual de atividade física com o uso desses equipamentos com acompanhamento por profissionais de educação física e de saúde, além de prevenir, também pode diminuir os fatores de risco das doenças e agravos não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e circulatórias (hipertensão, diabetes, aneurisma cerebral, infarto) e outras.

Parceria com Governo Federal, Governo do Acre e Unimed

Os investimentos nas academias chegam a R$300 mil e o projeto tem parceria com os governos Federal, Estadual e a cooperativa de saúde Unimed.

“Não devemos só pensar em prédios, asfalto mas em saúde”, disse o prefeito Raimundo Angelim ressaltando a importância do projeto.

As academias funcionam 24 horas, tendo acompanhamento de profissionais de educação física pela manhã das 7h às 11h e pela tarde das 16h às 20h.

Os participantes do programa passam por avaliação a cada três meses. São 1,3 mil participantes cadastrados, sendo que a maioria é de adultos e pessoas da melhor idade.

Novos investimentos na Praça Joaquim Macedo

Na cerimônia, o prefeito anunciou a reforma da Praça Joaquim Macedo. Serão realizados serviços como melhoria do piso, alambrado da quadra de esportes, reconstrução do parque infantil e dos quiosques, novos bancos e lixeiras. “Esta praça tem 6,3 mil metros quadrados.

A Academia ao Ar Livre contempla um conjunto de ações que contam com acompanhamento de profissionais da educação física e, se constatada a necessidade, o participante é dirigido a um médico para questões como obesidade, hipertensão, diabetes e outros.

A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de oferecer musculatura aumentar a capacidade cardio respiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora.

As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento. Pela parceria com a Unimed, a cooperativa mantém os profissionais que realizam o acompanhamento dos participantes do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!