terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Prefeito Neuzari entrega postos de saúde e escolas em aldeias do Rio Cruzeiro do Vale

O prefeito Neuzari Pinheiro, acompanhado de secretários, assessores e vereadores, visitou no último final de semana às comunidades indígenas do Rio Cruzeiro do Vale, onde entregou postos de saúde e escolas construídas em alvenaria e madeira.

A primeira comunidade visitada foi à aldeia Raimundo do Vale, localizada na terra indígena Arara do Igarapé Humaitá, cuja área tem 86,7 mil hectares. Mais de 600 pessoas convivem nas quatro comunidades, em três aldeias, que receberam investimentos da administração do prefeito Neuzari. Telefone, ponto de cultura, construção de Kupichaua (local onde são realizadas as festas), escolas e postos de saúde, além de 59 casas de madeira cobertas com brasilit. Antes, na aldeia só tinha 11 casas cobertas de palha. Leia tudo O prefeito Neuzari Pinheiro, acompanhado de secretários, assessores e vereadores, visitou neste final de semana às comunidades indígenas do Rio Cruzeiro do Vale, onde entregou postos de saúde e escolas construídas em alvenaria e madeira.




A primeira comunidade visitada foi à aldeia Raimundo do Vale, localizada na terra indígena Arara do Igarapé Humaitá, cuja área tem 86,7 mil hectares. Mais de 600 pessoas convivem nas quatro comunidades, em três aldeias, que receberam investimentos da administração do prefeito Neuzari. Telefone, ponto de cultura, construção de Kupichaua (local onde são realizadas as festas), escolas e postos de saúde, além de 59 casas de madeira cobertas com brasilit. Antes, na aldeia só tinha 11 casas cobertas de palha.




A caravana levou cerca de três horas e meia para chegar a aldeia Raimundo do Vale, navegando pelas voltas sinuosas do Rio Cruzeiro do Vale  e foi recepcionada com festa pelo cacique José Maria, cujo nome no dialeto é Kate e significa Espinhaço de Arara.




Na manhã de sábado (21) foi realizado um torneio entre equipes da aldeia e a tarde inaugurado o posto de saúde construído em alvenaria, com consultório, gabinete de dentista, salas para curativos e repouso. Os agentes de saúde que vão atender a população são da própria comunidade. A fita inaugural foi cortada pela senhora Ceci, pessoa mais idosa da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!