domingo, 5 de fevereiro de 2012

Governo e iniciativa privada comemoram boom do setor de cerâmica


Mostrando todo arrojo e investimentos em empresas locais para que o Acre tenha aumento na geração de emprego e renda o governador Tião Viana anunciou na manhã deste sábado, 4, que o governo do Estado, por meio do Depasa vai comprar 30 mil milheiros de tijolos das empresas ceramistas que atuam na capital.

O investimento na aquisição destes tijolos que serão utilizados para pavimentação de ruas que fazem parte do cronograma de ações de 2012 do programa Ruas do Povo animou os empresários e oleiros.

O presidente dos empresários do ramo ceramista, Aristides Formighieri Júnior, lembrou que essa parceria entre governo e cerâmicas iniciou antes mesmo do programa Ruas do Povo começar a ser executado. Aristides Júnior disse que no ano passado as empresas venderam ao Estado cerca de 10 mil milheiros de tijolos.

“Esse ano nós pleiteamos 30 mil milheiros e o governador prontamente atendeu nossa demanda. Para o nosso setor, esse anuncio da compra desses milheiros de tijolos, é um dia histórico. No Acre nunca houve uma compra governamental nesse volume”, comemorou Aristides Júnior.

De acordo com levantamento do sindicato, com a parceria entre Governo e empresas do ramo de cerâmicas serão gerados 3 mil empregos diretos e indiretos. “Esses empregos, vale ressaltar, serão gerados somente na produção de tijolos. Nas obras de pavimentação serão gerados outros milhares de empregos”, segundo Aristides.

Ele revela também que as cerâmicas precisaram aumentar em média 50% no número de funcionários para que todas possam atingir sua capacidade máxima de produção e assim, atender a demanda da compra de tijolos acordada com o Governo do Estado.

As oportunidades de emprego já começam a chegar, como no caso de Antônio Firmino da Silva, mas ele lembra que nem sempre foi assim. “Antes nós não tínhamos muita chance de emprego nas olarias, atrasava pagamento porque o patrão não tinha dinheiro. Agora, com esse programa do governo ficou bom pra nós e para o patrão. Todo mundo trabalha feliz”, afirmou o trabalhador.

Outro ceramista que está animado com a possibilidade de aumento na produção de tijolos da indústria que trabalha é Otacil Valter. “Agora que a empresa vai vender muito nós vamos trabalhar muito também. Tá muito bom porque nós vamos fazer muito tijolo. Antes não tinha quase quem comprasse, mas agora isso mudou com esse anuncio do governo”, diz.

Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comercio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), destaca uma pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego que apontou que o setor de cerâmicas foi o que mais cresceu em 2011, registrando crescimento de 22%.

Última atualização em Dom, 05 de Fevereiro de 2012 11:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!