terça-feira, 3 de abril de 2012

Porto Acre tem cortes do Ministério da Saúde

Saúde de porto acre
Porto Acre foi a única cidade acreana, na lista de 320 municípios, que teve corte nos incentivos financeiros pelo Ministério da Saúde. Os recursos são relativos ao último mês de fevereiro para o custeio de 278 Equipes de Saúde da Família, 284 Equipes de Saúde Bucal e 1.940 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF).

A medida faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cidade acreana, distante 65 quilômetro de Rio Branco, apresentou irregularidades em todos os programas. A principal irregularidade constatada foi duplicidade no cadastro dos profissionais.

O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.

As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A transferência dos recursos federais é restabelecida sim que os gestores locais do SUS comprovam, ao governo federal, que as inadequações foram solucionadas.( http://www.jornalatribuna.com.br)/Mostrar.jsp?id=25202     o pagamento dos servidores do municipio de porto acre 9 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!