segunda-feira, 14 de maio de 2012

No aniversário de Senador Guiomard, Prefeitura comemora aproximação com o Governo

Senador Guiomard é conhecido pela qualidade da água. Em alguns pontos, a água jorra nos quintais, com tanta riqueza logo atraiu empresários, duas empresas de água mineral se instalaram no município.
Com toda essa água de boa qualidade, não dá para entender porque o abastecimento das casas vem de um açude, no qual, não param de aparecer denúncias de contaminação da água por causa de um frigorífico que fica próximo.
Quando se fala em meio ambiente o município enfrenta outros problemas. Na região são várias nascentes de igarapés que desaguam no rio Acre. Mas tem ainda o problema com a vegetação.
O município tem uma das maiores concentrações de áreas com bovinos. A criação de gado cresceu tão rápido que parte da floresta do município foi devastada. Atualmente 80% da área de Senador Guiomard foram desmatadas.
Por ser uma terra plana e um solo rico, é uma região propícia para o plantio. Encontramos uma pequena propriedade do Sebastião Quaresma. Toda a família ajuda no trabalho diário. A matriarca de 76 anos, mesmo com problema na coluna, não deixa os bichos sem água e comida. Mas, é nesse pequeno espaço, que a família quaresma ficou conhecida no município. Eles plantam o amendoin.
A amêndoa virou referência da cidade. Toda a produção desse ano foi colhida, está no período de secagem e torrefação. A plantação ainda é rudimentar, um arador preso a um animal é quem prepara a terra.
Politicamente, Senador Guiomard vive um turbilhão. Quatro partidos lutam pela Prefeitura. James Gomes que vai brigar pela reeleição, conseguiu, na semana passada, uma vitória para a cidade. Depois de três anos e cinco meses de mandato, recebeu a visita de um governador da frente popular. O governador Tião Viana fez o primeiro encontro com o prefeito que é do PSDB.
Por meio do programa ruas do povo, o Deracre vai pavimentar 22 quilômetros de rua. Nessa segunda-feira o município estava em festa, completou 36 anos de emancipação política, mas, a proximidade com o governo não foi esquecida nos discursos.
Estando próximo a Rio Branco, uma distância de apenas 23 quilômetros, Senador Guiomard tem problemas parecidos: Um deles, é a falta de empregos. Sem fonte de renda cresce o número de jovens no mundo do crime, principalmente o tráfico de drogas.
Esse problema poderia ser menor se projetos grandiosos não fossem usados para desvio de recursos. A fábrica de filé de peixe nunca funcionou. São 14 anos de prédio abandonado. No ramal limeira tem outro barracão sendo destruído pelo tempo. O projeto era implantar uma fabrica de ração.
Senador Guiomard ainda guarda a esperança de ser um dos municípios mais promissores do Estado. Geograficamente está numa das regiões mais ricas do estado, no entanto, precisa de um olhar diferenciado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!