sábado, 4 de fevereiro de 2012

O "bom" político

A pergunta seria: o que torna um cidadão um bom político ? Ou, elaborada de outra forma, como se define um "bom" político ?

Muitos diriam: ser ético, ser honesto. Mas, afinal, essas são características inerentes (diria obrigatórias) a qualquer bom cidadão. Mas não necessariamente um bom cidadão é um bom político.

Para citar um exemplo, eu acredito que a gestão da coisa pública possui características, motivações e procedimentos diferentes da administração privada. Hoje em dia, muitas empresas estão investindo cada vez mais em sua imagem social, mas, para mim, isso é uma estratégia mercadológica e competitiva bastante saudável, mas que não deve ser confundida com o verdadeiro interesse público. Quero dizer com isso que um bom administrador privado não necessariamente será um bom administrador público (temos muitos exemplos disso) e nem um bom agente político (mais exemplos ainda). E ambos podem ser bons cidadãos.

Na minha opinião, a principal característica que faz de um bom cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público (não necessariamente o interesse de grupos) acima dos seus próprios interesses.

Isso, entretanto, me parece bastante abstrato. Numa sociedade complexa, com tantas vozes, como se define o que é o interesse coletivo, o bem comum, o espaço público ? E como fazer isso sem esmagar ou suprimir o direito das diversas minorias ?

Sou um leigo no assunto, mas muito interessado, e gostaria de ouvir a opinião dos colegas "foristas", leigos ou não.

Um abraço,
Geraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é importante para nós!